Notícias / Uvepar lança programa de valorização da vereança em parceria com o Governo do Estado

O programa Valorização dos Legislativos Municipais visa facilitar a comunicação de demandas da categoria com o Governo do Estado. Na ocasião, a governadora do Paraná também anunciou reforma da Casa do Vereador

 

Em parceria com o Governo do Estado do Paraná, a União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (Uvepar) lançou na manhã desta quinta-feira, 28, o Programa de Valorização dos Legislativos Municipais.

 

De forma pioneira, a iniciativa proposta pela Uvepar visa ampliar a comunicação entre os legislativos municipais paranaenses com o Governo do Estado, ampliando o fluxo de informação e, consequentemente, ajudando a levar ações prioritárias aos municípios, com benefícios à toda população. “O vereador conhece em detalhes sua cidade. Somos os olhos, ouvidos e quem acolhe as demandas da população. Vamos participar como protagonistas também das soluções. Todo Paraná vai ganhar com essa parceria forte”, destacou Júlio Makuch, presidente da Uvepar.

 

O anúncio foi feito durante o evento estadual da Uvepar - Fórum Parlamento do Futuro -, no Museu do Olho, em Curitiba, e o programa prevê ainda a criação de um canal direto entre o Governo do Estado do Paraná e os vereadores, por meio da Casa Civil, que atenderá às demandas dos legislativos municipais junto ao Governo.

 

Casa do Vereador

 

Outra conquista anunciada foi a reforma da Casa do Vereador, em Curitiba. Estrutura de apoio da Uvepar à vereança do estado, nas viagens e trabalhos realizados na Capital. Há anos o local no centro de Curitiba aguardava por melhorias.

 

Em discurso, a governadora ressaltou que o vereador é o líder mais próximo da comunidade, que trabalha diuturnamente para atender às demandas, levadas aos prefeitos, e até o Governo do Estado e secretários. “Vocês são a porta de entrada das reais necessidades da população (..) Quero que saibam que também fui legisladora, deputada estadual, deputada federal, e sei da importância do trabalho de cada um. Conte sempre com nosso apoio”, destacou a governadora.

 

Para a vereadora Rosimeire Chiquim, do município de Colorado, o programa é um reconhecimento ao legislativo. “Nós somos muitas vezes desacreditados como legisladores. Isso faz com que sejamos ouvidos, que sejamos fortes, e que seja próspera as nossas reivindicações(...) Para nós é um presente”, afirma.

 

Segundo João Carlos da Silva, vereador do município de Piraí do Sul, a entidade traz de longa data conhecimento e ferramentas importantes para aperfeiçoamento do trabalho do vereador. “A Uvepar vem acolhendo vereadores, dando aulas e ferramentas para o vereador poder trabalhar. E isso é muito bom”. João Carlos diz ainda que “a reforma da Casa do Vereador representa mais uma conquista para a categoria”.

 

O Fórum Parlamento do Futuro seguirá até a sexta-feira, 29, com palestras técnicas aos vereadores e vereadoras de todas as regiões do estado. Além da governadora, Cida Borghetti, participaram o encontro autoridades como o Secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná, Silvio Barros, o Secretário do Trabalho, Paulo Rossi, o Deputado Federal, Alex Caziani, Marcello Richa, exsecretario municipal de Esporte, Lazer e Juventude, de Curitiba, e o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel. “Essas duas medidas são passos importante e importante demonstração de respeito do governo do estado com todos os vereadores e vereadoras do Paraná. Vamos continuar avançando nas causas municipalistas”, concluiu Makuch


Data de Publicação: 28/06/2018


Galeria de Fotos