Notícias / Vereadores tem representante na Casa Civil para atendimento de demandas

Por meio de representante indicado pela Uvepar, legisladores municipais de todo o Paraná tem agora canal direto para levar demandas ao Governo do Estado. O objetivo é ampliar a comunicação entre Executivo Paranaense e vereadores. Atendimento começou esta semana

 

De forma inédita, o Governo do Estado do Paraná iniciou esta semana atendimento aos vereadores junto a Casa Civil. O projeto denominado ‘Programa de Valorização dos Legislativos Municipais’ foi idealizado pela União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (Uvepar), em conjunto com o Governo do Estado, e visa criar canal direto entre o Governo do Paraná e os vereadores, intermediado por representante dos vereadores.

 

O projeto prevê a dinamização do fluxo de informações entre município e estado, com o protagonismo dos vereadores e, evidentemente, ação dos executivos municipais. O objetivo é pautar ações prioritárias, dado o conhecimento dos vereadores e sua proximidade com o cidadão.

 

Para a função, foi indicado o nome do vice-presidente da entidade, Luciano Soares de Sousa, que atenderá pautas referentes aos legislativos municipais e organizará agendas com os secretários de Estado. Segundo Luciano, essa é uma missão institucional e de valorização do vereador, “o programa visa afinar as pautas entre Governo, vereadores e munícipio, estreitando esse laço entre os poderes e agilizando soluções para o cidadão”, diz.

 

Os atendimentos começaram nesta semana, e acontecem nas quartas, quintas e sextas-feiras, durante horário de expediente da Casa Civil.

 

O programa

 

A ação é um marco na valorização do trabalho dos vereadores no Paraná. Segundo Júlio Makuch, presidente da Uvepar, a decisão é inédita e eleva o Edil ao seu devido lugar, demonstrando respeito por parte do Governo do Estado junto a categoria. “Isso sempre foi um sonho entre os vereadores, o de ter um interlocutor dos vereador e Governo do Estado, através dos programas e estrutura de governo”, afirma.

 

O programa Valorização dos Legislativos Municipais foi lançado no dia 28 de junho, durante evento estadual promovido pela Uvepar - Fórum Parlamento do Futuro -, no Museu do Olho, em Curitiba. Na ocasião, solenidade contou com a presença da Governadora do Paraná, Cida Borghetti, centenas de vereadores e vereadoras e outras autoridades políticas de todas as regiões do Estado


Data de Publicação: 11/07/2018


Galeria de Fotos