Notícias / Uvepar participa de fórum sobre transparência, combate à corrupção e controle administrativo

A Uvepar marcou presença na quinta-feira, 2, no evento sobre transparência, corrupção e controle administrativo organizado pela OAB-PR. O vereador de Guaratuba e secretário da instituição, Itamar Cidral Júnior, palestrou no Fórum de Transparência, Combate à Corrupção e Controle da Administração, realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR). Representando o presidente da Uvepar, Júlio Makuch, Itamar explicou a dificuldade com que vereadores paranaenses tem em acessar as informações dos Portais da Transparência e dos esforços da entidade para trazer maior eficiência ao sistema.

 

Durante o 3° painel, o vereador falou sobre o trabalho conjunto da Uvepar com o MP-PR e outros órgãos e entidades para aperfeiçoar o projeto “Transparências nos Munícipios”, que busca aprimorar os resultados obtidos pelo órgão em relação aos Portais de Transparência no Paraná. Itamar explicou que a Uvepar trabalha para contribuir na construção de pauta que aponte possíveis melhorias dos atuais portais, a partir de depoimentos da vereança do estado. “Estamos nos mobilizando toda quarta-feira para trazer essas informações aos vereadores,  para que estes possam colaborar com a pauta, que deve sair até o final do ano”, diz.

 

Itamar também falou sobre experiências pessoais e de colegas Edis. Segundo ele, os atuais sistemas muitas vezes não disponibilizam todas as informações que os vereadores precisam, o que traz empecilhos ao seu trabalho. Denunciou as dificuldades de acesso aos dados de forma eficiente e a demora dos requerimentos. “Temos identificados inúmeras situações de adversidade em relação ao uso dos portais. E, estamos trabalhando para identificar isso e trazêlas ao MP e ao Tribunal de Contas”, diz.

 

O fórum

 

O evento contou com palestras sobre a importância da transparência para o monitoramento dos atos públicos, sua eficácia para o controle interno e externo e seu uso como uma estratégia de combate à corrupção e controle da administração. Abordou-se também os Portais da Transparência em âmbitos estaduais e as dificuldades para o seu uso eficiente.

 

A solenidade contou com a presença do presidente da Uvepar, Júlio Makuch, durante abertura. Estiveram também no Fórum o Presidente OAB-PR, José Augusto de Noronha, o Controlador Geral do Estado do Paraná, Carlos Eduardo de Moura, o coordenador geral da Divisão de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Mauro Munhoz, o coordenador do Comitê de Olho na Transparência, Antônio Moacir Pozzobon, Presidente da Comissão Temática de Licitações da OAB-SC, Felipe Boselli, o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMPR), Frank Ariel Schiavini, o diretor Geral da Controladoria Geral do Estado do Paraná (CGE), Gerson Luiz Ferreira Filho, além de doutores e mestres em direito.


Data de Publicação: 03/08/2018


Galeria de Fotos