Notícias / Uvepar e MP celebram parceria sobre transparência pública

Em acordo inédito, Uvepar também adere ao projeto institucional Transparência nos Municípios, do MPPR, transmitindo informações administrativas e de transparência ao órgão e recebendo apoio técnico. É a primeira vez que uma entidade de vereadores toma esta iniciativa.

 

 

Nesta última terça-feira, 22, em uma iniciativa inédita, a Uvepar e o Ministério Público do Paraná (MPPR) assinaram termo de cooperação técnica de adesão da Uvepar ao projeto do órgão “Transparência nos Municípios”, que visa aperfeiçoar a transparência dos atos públicos. O termo foi assinado pelo presidente da Uvepar, Júlio Makuch, e pelo procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia.

 

Em acordo, a Uvepar comprometeu-se a disponibilizar dados administrativos em seu Portal da Transparência em até 60 dias. Tais informações devem ser apresentadas de forma simples e com linguagem acessível, com explicações de termos técnicos em glossário.

 

Por outro lado, o MPPR fornecerá à União de Vereadores do Paraná o apoio técnico especializado na área do Patrimônio Público para o total cumprimento do acordo de cooperação. O órgão também contribuirá com ações de capacitação e conscientização de gestores públicos e cidadãos quanto à importância dos Portais de Transparência e do correto cumprimento da legislação referente a transparência na Administração Pública.

 

Segundo Júlio Makuch, a iniciativa é inédita no Brasil, e representa grande avanço. “Somos a única entidade no Brasil a fazer isso, a trabalhar em conjunto com MP pelo aprimoramento da transparência, assim como temos lutado por legislativos mais modernos, eficientes e transparentes”, disse. Estiveram também presentes na assinatura do acordo o vice-presidente e o advogado da Uvepar, Luciano Soares e Paulo Guedes, respectivamente, assim como o procurador de Justiça Bruno Galati e os promotores de Justiça Maria Cecília Delisi Rosa Pereira e Leonardo Dumke Busatto.


Data de Publicação: 23/01/2019


Galeria de Fotos