Notícias / Balsa Nova recebeu Ciclo de Capacitação na última quinta-feira

 

Palestras seguem por todo o Paraná, abrangendo todas as 10 regiões do estado! Diversos órgãos e entidades participam, levando conhecimentos e discussões relevantes aos municípios. Na ocasião, foi oficializada associação de vereadores da RMC, a Avermec, juntamente com eleições para a sua diretoria.

 

 

Na quinta-feira, 04, o “Ciclo de Capacitação para Cidadania” chegou a Balsa Nova, município da Região Metropolitana de Curitiba. Além de Vereadores e outros participantes da cidade, também houve significativa adesão de municípios vizinhos no evento, que aconteceu no Hotel Fazenda Cainã, promovendo  importantes discussões para o desenvolvimento da democracia e da cidadania.

 

Como palestrantes, estiveram presentes membros da UVEPAR, Datalegis, Sanches Engenharia Urbana, Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Ministério Público e Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade). Foram abordados temas como a recuperação fiscal e financeira dos estados, gestão mais eficiente, perspectivas no cenário eleitoral para o pleito de 2020, reforma política, atuação do Ministério Público, processo de criação de leis e projetos da Assembleia Legislativa do Paraná para capacitação e cidadania, dentre outras temáticas.

 

Na ocasião estiveram presentes o prefeito de Balsa Nova, Luiz Claudio Costa, além do deputado estadual Requião Filho (MDB), a vereadora de Balsa Nova Lucilene Oliveira, a presidente da Câmara de Vereadores de Araucária, Amanda Nassar, e demais vereadores de várias Câmaras.  O evento contou com, ao todo, 75 participantes. 

 

O Ciclo de Capacitação para Cidadania

 

A ação é a mais nova iniciativa da UVEPAR, em parceria com o Iprade e a ALEP, que está percorrendo o estado e levando a cada uma das 10 regiões, palestras de interesse aos membros do legislativo municipal.

 

Santo Antônio da Platina será o próximo município a receber o Ciclo de Capacitação para Cidadania, no dia 10 de abril.

 

Os eventos tiveram início em março e seguem pelo mês de abril, abrangendo, ao todo, as regiões do Norte Pioneiro, Campos Gerais, Centro-Sul, Norte, Central, Oeste, Sudoeste, Sul, Região Metropolitana e Litoral.

 

Fundação Avermec

 

Durante o encontro, aproveitou-se o momento para oficializar a fundação da Associação dos Vereadores da Região Metropolitana de Curitiba (Avermec), sendo eleito como presidente Julio Cesar Ferreira de Lima Theodoro, vereador de Fazenda Rio Grande e atual presidente da Câmara Municipal.

 

A associação tem objetivo de acompanhar e discutir políticas públicas regionais, propagar o ideal municipalista, valorizar as Câmaras Municipais como instrumento democrático, além de promover estudos, pesquisas e capacitação. Termo de cooperação técnica realizado entre a nova intuição e a UVEPAR prevê a imediata filiação dos integrantes da nova associação à União de Vereadores.

 

“Tivemos uma reunião com presidentes de várias Câmaras. Em conjunto decidimos fundar a associação, para representar e fortalecer o papel de todos os vereadores da RMC e para discutir políticas públicas, pois são os vereadores os agentes políticos com maior contato com a população. Temos que valorizar e aperfeiçoar nosso papel. Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos!”, disse Theodoro.

 

A Avermec englobará os municípios de Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Curitiba, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul, Tunas do Paraná e Rio Negro.

 

Cargos Avermec

PRESIDENTE: Julio Cesar Ferreira de Lima Theodoro, de Fazenda Rio Grande;

1º VICE-PRESIDENTE: Joel Bathke, de Balsa Nova;

2º VICE-PRESIDENTE:  Jair de Oliveira Pereira, de Tunas do Paraná;

1ª SECRETÁRIA: Amanda Maria Brunatto Silva Nassar, de Araucária;

2º SECRETÁRIO: Marcos Aurélio de Andrade, de Quitandinha;

1º TESOUREIRO: Márcio Angelo Beraldo, de Campo Largo;

2º TESOUREIRO: Jonas Carlos Dias, de Cerro Azul;


Data de Publicação: 05/04/2019


Galeria de Fotos