Notícias / Portal IC apresenta novo projeto de parceria público-privada em Piraquara: Portal da Graciosa

Curitiba figura entre as 10 cidades brasileiras com melhor índice de desenvolvimento humano (IDH), sendo a 4ª melhor entre as capitais. Por outro lado, a cidade de Piraquara, localizada na Região Metropolitana de Curitiba(RMC), enfrenta uma série de limitações ao seu desenvolvimento. O rígido controle acontece por conta das restrições ambientais que visam preservar sua condição de “cidade das águas”, já que o município produz metade da água utilizada pela Sanepar para abastecer a região.

 

Pensando em incentivar o progresso de Piraquara, o empresário Francisco Simeão, representando o Portal IC, apresentou em sessão no último dia 14, na Tribuna Livre, o Projeto de Parceria Público-Privada “Portal da Graciosa”. A inovadora proposta envolve o governo estadual, a prefeitura de Piraquara e a população e tem o objetivo de fomentar o investimento privado de indústrias e atividades não poluentes no município.

 

O empreendimento, edificado em uma área de três milhões de m², será um complexo construído com as melhores e mais modernas ferramentas e técnicas da engenharia autossustentável. Indústrias e centros de distribuiçõescom atividades não poluentes poderão instalar suas operações no condomínio logístico e receberão incentivos fiscais durante 25 anos.

 

Em contrapartida, serão criadas escolas autossustentáveis mantidas pela iniciativa privada durante este período, passando à administração pública ao final do prazo. O complexo educacional terá capacidade para cerca de 10 mil alunos em tempo integral e terá em sua estrutura: piscina aquecida, quadra poliesportiva, geração de energia solar, biodigestores para a produção de gás e aproveitamento da água da chuva para uso em banheiros, jardins e limpeza.

 

Focando no desenvolvimento de Piraquara, o projeto prevê que 90% dos colaboradores das empresas instaladas sejam residentes da cidade, gerando aproximadamente 10 mil empregos.

 

reconstituição do meio ambiente também é questão abordada pelo Portal da Graciosa, que promoverá ainda a recuperação das matas ciliares dos rios e nascentes, o plantio de mata nativa e o reflorestamento de pinheiros em uma área correspondente a 30% do terreno.

 

 

Fonte: Blog Portal IC - Parques Industriais e Corporativos

Data de Publicação: 29/05/2019


Galeria de Fotos