Notícias / Uvepar prestigia criação da Procuradoria da Mulher

 

 

Através do presidente Júlio Makuch, a Uvepar participou de sessão solene de criação da procuradoria especial e da posse de sua presidente, a deputada estadual Cristina Silvestre (PPS). Órgão trabalhará pela proteção da mulher no Paraná

 

A deputada estadual Cristina Silvestre (PPS) foi nomeada nesta terça-feira, 02, na Assembleia Legislativa do Paraná – ALEP- como a primeira presidente da Procuradoria Especial da Mulher na Assembleia. Instalado hoje, o órgão foi criando visando ser uma rede de proteção no Paraná, garantindo o direito feminino e recebendo, examinando e encaminhando denúncias de violência e discriminação.

 

Durante a solenidade, a Uvepar esteve prestigiando, através de seu presidente Júlio Makuch, a criação da procuradoria e a posse da deputada. A parlamentar irá atuar em parceria com órgãos públicos e entidades da sociedade que trabalham na causa. Durante a assinatura do termo de posse, a deputada fez discurso sobre a conquista. “Para mim será um desafio, mas, ao mesmo tempo, é uma honra assumir esse posto, afinal, precisamos fortalecer as políticas públicas na defesa das mulheres para sairmos dessa posição de 5º país com maior número em violência contra a mulher”, disse.  

 

A procuradoria era um sonho da deputada Cantora Mara Lima (PSC) – presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alep - desde o primeiro mandato, porém a ideia foi apenas abraçada pela atual mesa. O órgão terá a atuação baseada nos moldes de procuradorias da mulher na Câmara dos Deputados, Senado e também em outras Casas Legislativas, sendo imbuído também das funções de fiscalizar programas de governo, criar campanhas para incentivo da igualdade de gêneros e ações de políticas públicas, além de promover audiências com a presença da população.

 

O empoderamento feminino e a causa da mulher é uma das bandeiras também levantadas pela Uvepar. Para fortalecer o papel da vereadora e da servidora municipal, a entidade preparou o 1° Fórum de Mulheres, destinado ao público feminino das Câmaras Municipais e Prefeituras. Além de temas gerais, relevantes para o aprimoramento dos conhecimentos das participantes, o curso de três dias abordará de forma intensa o papel da mulher na política e na sociedade. O evento começa nesta quarta-feira, 03.

 

Durante a solenidade, a Uvepar foi lembrada devido ao apoio que tem dado para tornar possível a existência de procuradorias da mulher em todos os municípios do Paraná, através das Câmaras Municipais, em um processo iniciando através do fortalecimento e aumento do número de mulheres na vereança. A Uvepar destaca ainda o trabalho da deputada federal Leandre dal Ponte (PV), que já foi procuradora da mulher na Câmara dos Deputados, como sendo um dos principais nomes deste movimento aqui no Paraná. 

 

 

 

Fonte: Foto: Evento solene de criação da Procuradoria Especial da Mulher na Alep contou com a presença do presidente da Uvepar, Júlio Makuch.

Data de Publicação: 02/07/2019