Notícias / Audiência do projeto Tarifa Zero para o Transporte Público foi inciada hoje

Na manhã dessa quarta-feira, (02), a Assembleia Legislativa do Paraná iniciou oficialmente a audiência pública proposta pelo Deputado Luiz Claudio Romanelli, para a coleta de assinatura ao projeto Tarifa Zero para o Transporte Público. Que é um projeto de iniciativa popular que assegura o acesso gratuito ao transporte coletivo urbano e metropolitano em todo o país.

 

Romanelli ressalta que dentro dos gabinetes fechados, os problemas não são solucionados. “É no Legislativo que vamos encontrar as soluções para o Brasil. Os recursos existem. Basta que haja vontade política para implanta-la. Basta ter coragem”, afirma.

 

De acordo com o deputado, no país, são 39 milhões de usuários do transporte coletivo, enquanto 37 milhões estão excluídos do sistema devido aos altos valores das tarifas

 

Segundo o Presidente do Instituto Brasil Transportes, o ex-deputado Acir Mezzadri que conduziu o debate sobre a gratuidade do transporte público, a tarifa zero existe em vários países e em algumas cidades brasileiras.

 

“O projeto é fundamental para o Paraná e para o Brasil. Beneficia diretamente os trabalhadores e estudantes, especialmente da periferia, que não tem recursos para pagar as altas tarifas praticadas”, afirmou Mezzadri.

 

Para apresentá-lo ao Congresso, o projeto de iniciativa popular precisa de 1,5 milhão de assinaturas em pelo menos cinco estados.

 

IBT – O projeto, formulado pelo Instituto Brasil Transportes (IBT), propõe a criação de Fundo Nacional de Transporte Urbano a ser criado e formado com recursos de rubricas legais já existentes, a exemplo da Cide (contribuição de intervenção no domínio econômico incidentes sobre o comércio de combustíveis).

 

O Presidente da Uvepar, Julio Cesar Makuch esteve presente na audiência e participou da mesa.

 

“Essa inciativa sem dúvida nenhuma é o momento em que os Vereadores devem e podem ser protagonistas. Porque estão à frente da sociedade. Vamos mobilizar a nossa sociedade através dos grupos, das redes sociais para que todo mundo vote. Para que a sociedade paranaense saiba que o Paraná pode fazer o seu papel para que isso se expanda para o Brasil todo.” ressaltou.

 

A Uvepar além de apoiar, vai colaborar também com a divulgação desse projeto, para os 3.854 vereadores e os 399 municípios. Sem falarmos de todos os Assessores e Servidores das Câmaras.

 

“Certamente, é algo que ta nascendo hoje aqui e nós precisamos trabalhar isso com responsabilidade e certamente nós iremos colher bons frutos. Está na hora dos Vereadores mais uma vez mostrar o seu valor, o seu trabalho, a sua proximidade com a sociedade e fazer com que nós através do aplicativo possamos atingir o maior número  de assinaturas  digitais  e fazer com que o Paraná  dê exemplo mais uma vez para o Brasil  todo. Contem com os Vereadores do Paraná e com a Uvepar” finalizou Makuch.

 

Além de Romanelli, participaram da audiência pública os deputados Goura (PDT), Soldado Fruet (Pros), Arilson Chiorato PT) e Emerson Bacil (PSL); o presidente da União dos Vereadores do Paraná, Júlio César Makuch; Sérgio Popper, presidente da Associação dos Usuários das Rodovias de Santa Catarina; Emerson Fukushima, presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo da OAB-PR; o diretor de Comunicação da Upes, Leonardo da Costa; o presidente da Femoclam, Nilson Pereira; prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias.

 

Assine o Projeto de Lei de forma eletrônica.

 

As assinaturas para adesão ao projeto de iniciativa popular podem ser feitas eletronicamente pelo aplicativo mudamos.org. O aplicativo pode ser baixado no celular. É necessário informar o nome completo, CPF e o título de eleitor.

 

Baixe o aplicativo:  -> MUDAMOS 

Ou

Acesse o link: https://www.mudamos.org/temas/lei-da-tarifa-zero/plugins/peticao


Data de Publicação: 02/10/2019


Galeria de Fotos