Notícias / ENTREVISTA - Vitória Folgassa da Silva

Você é, atualmente, a Vereadora mais jovem do Estado do Paraná. O que te motivou a candidatar-se ao cargo de Vereadora? Primeiramente porque venho de uma família de político, meu avô já foi vereador neste município, minha mãe foi vereadora no último mandato então desta vez motivada por eles, resolvi me candidatar, e com o voto do povo tive a honra de estar aqui para bem representá-los. E também porque penso que é importante todos nós termos a oportunidade de conhecermos melhor as leis, bem como os problemas enfrentados em nosso município, e assim buscarmos junto ao Executivo Municipal as soluções para os mesmos.

O que você espera da política e da atuação dos políticos no seu município? Quando falamos em política o que nos vem a primeiramente a nossa cabeça é mudança, transformação, melhorias. Logo, cabe a nós jovens políticos buscarmos trazer essas mudanças, transformações e melhorias para a nossa população, o que seria isso? Melhorias em saúde, educação, segurança, transporte, pontos fundamentais para o desenvolvimento de nosso município.

Quais as principais ideias, objetivos e projetos que você possui para colocar em prática em seu mandato como Vereadora? A princípio devemos levar em consideração que estamos vivendo uma nova era, a era do empoderamento feminino em todas as áreas de conhecimento e na política não poderia ser diferente, baseado em toda essa renovação política pretendo voltar meu mandato político visando à promoção da mulher na sociedade, bem como a igualdade social, promover os direitos juvenis, não deixando de lado a questão de saúde pública e educação, pois vivemos um momento muito delicado, que necessita um olhar muito cauteloso e delicado frente a pandemia que enfrentamos desde 2020.

 

Você, em seu primeiro mandato, já conseguiu ser a Presidente da Câmara Municipal. O que te levou a buscar esta função e quais os projetos que você pretende implementar no Poder Legislativo Municipal de Vitorino? Desde o momento que me elegi, tive esse sonho de me tornar a primeira mulher a ser a Presidente da Câmara de Vitorino, feito que até 2021 ainda não tinha acontecido, então consegui chegar até aqui, e pretendo fazer uma  gestão  coletiva. Buscando criar mecanismos para que as pessoas construam junto com a gente, opinem, participem, dêem sugestões, por que ninguém melhor que o povo para saber o que o nosso município precisa para crescer e se desenvolver. Isso é a minha prioridade máxima.

Como você observa a participação da mulher na política? Esse cenário vem mudando crescentemente a cada ano, nosso Município é uma prova real dessa mudança, em eleições passadas muitas vezes nem tínhamos candidatas mulheres e quando tínhamos muitas vezes não chegavam nem a se eleger, e nos últimos mandatos houve uma crescente mudança. Tanto que em 2021, temos uma Câmara composta por 5 homens e 4 mulheres, foi uma conquista histórica, para o nosso município e para a política em geral, mesmo sabendo que segundo pesquisas temos mais eleitoras dos sexo feminino.

Na sua opinião, o que as mulheres devem realizar para poder ter uma participação cada vez mais ativa e valorizada na política? Acredito que o primeiro passo é as mulheres compreendem o seu real valor perante a sociedade, bem como a sua importância para o fortalecimento da democracia do nosso país, pois ninguém melhor que nós “mulheres” para estarmos nos representando frente as nossas lutas pelos direitos femininos, sabendo que ainda vivemos em uma sociedade exclusiva, preconceituosa e violenta contra a nossa classe.

 

Qual a sua mensagem para as Vereadoras do Estado do Paraná? Neste dia 08 de Março, dia Internacional das Mulheres uma data marcada pela luta das mulheres por direitos iguais diante de uma sociedade que por muitos anos teve os homens como principal detentor do poder, onde só os homens frequentavam espaços públicos e as mulheres e os privados. Mas ao longo das décadas essa perspectiva vem sendo mudada pelas mulheres que com um toque de sutileza, delicadeza, persistência e coragem vem conquistando seus espaços na sociedade quebrando paradigmas, através de uma  luta diária para equilibrar a independência e a intimidação. Então deixo aqui minha homenagem a todas as mulheres corajosas, ousadas, determinadas e que lutam pelos seus sonhos. Não desistam, precisamos de mulheres guerreiras que vistam a nossa causa, pois como diz o ditado: “Lugar de mulher, é onde ela quiser!”. Mulheres na política.

Parabéns pelo nosso dia!!!!

Fonte: Datalegis

Data de Publicação: 08/03/2021