Notícias / PNPC promove evento de capacitação sobre ética e integridade.

PNPC promove evento de capacitação sobre ética e integridade.

 

Com a realização do encontro, o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) pretende estimular a criação de estruturas de controle como ouvidoria e corregedoria.

 

No próximo dia 15 de junho, a partir das 10h, o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) realiza o segundo evento de capacitação do ano, com transmissão ao vivo pelo canal do TCU no Youtube. A gestão da ética e da integridade será o tema das palestras, que têm como objetivo levar ao conhecimento dos participantes a importância da ética nas organizações, da criação de uma cultura de integridade, de um código e comissão de ética, de estruturas de controle como ouvidoria e corregedoria e diversos assuntos relacionados às práticas dos componentes dos mecanismos da prevenção.

 

O evento atende ao compromisso assumido pelo Programa de levar aos participantes conhecimento e informações sobre as melhores práticas de gestão e governança para o enfrentamento da corrupção de maneira simples e direta, para auxiliar as organizações a implementem estruturas e medidas que melhorem o ambiente e a cultura organizacional. A segunda etapa do Programa contará ainda com mais 3 eventos ao longo do ano que serão divulgados e detalhados oportunamente.

 

O evento contará com a presença do coordenador-geral de Articulação Institucional do Departamento de Recuperação de Ativos e cooperação Internacional do Ministério da Justiça (DRCI), Edson Garutti, que fará a abertura, e as palestras do presidente do Conselho Nacional de Controle lnterno (Conaci), Rodrigo Fontenelle de Araújo Miranda, e do controlador-geral do Estado do Mato Grosso do Sul (CGE-MS), Carlos Eduardo Girão de Arruda.

 

Sobre o PNPC

 

O Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) é o mais abrangente programa de incentivo às organizações públicas brasileiras para adoção de boas práticas de enfrentamento da corrupção, com ênfase nos mecanismos da prevenção. São mais de 11 mil organizações participantes de um total de 16 mil cadastradas. Ano passado foi o ano de adesão das organizações e de a realização das autoavaliações na plataforma e-Prevenção e a definição do marco zero, ou seja, de como estão as práticas dessas organizações quanto aos mecanismos e componentes de prevenção à corrupção.

 

O Programa é executado pelas Redes de Controle dos Estados, com o patrocínio do Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria-Geral da União (CGU) e apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e Confederação Nacional de Municípios (CNM).

 

Parcerias:

 

A segunda etapa do PNPC acontece em parceria com o Programa de Apoio à Gestão Municipal Responsável (TCU+Cidades), que visa contribuir com a qualificação dos gestores municipais e atuar na prevenção de falhas que possam prejudicar o melhor uso dos recursos públicos. Lançado em março de 2021, o programa já atingiu milhares de gestores públicos, por meio dos webinários temáticos, cursos e publicações específicas para os municípios.

 

O evento é aberto ao público. As inscrições podem ser feitas neste link. A transmissão será pelo canal do TCU no YouTube.

 

Conheça mais o PNPC acessando o portal em http://www.rededecontrole.gov.br/.  

 

 

Por Secom TCU

 

Serviço:

 

Dia: 15/6/2022

 

Horário: das 10h às 12h

 

Local: Canal do TCU no YouTube

 

Serviço

 

Atendimento ao cidadão – e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

 

Atendimento à imprensa – e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300

 

Fonte: Secom TCU

Data de Publicação: 11/06/2022